Apresentação - FORTE 2008

FORTE 2008, da FEBRATEL, discutiu "liderança empresarial do Brasil e os BRICS"

A FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações – promoveu em 18.08.08, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, a edição 2008 do FORTE – Fórum de Relações do Trabalho em Telecomunicações. A sigla BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China – traduz o coletivo de países emergentes que disputam lugar no privilegiado clube do Primeiro Mundo. A liderança empresarial, sua formação e a dinâmica política são importantes fatores nessa disputa.

Fiel à denominação de fórum, o FORTE 2008 – a quarta edição do evento anual – contou com um time seleto de palestrantes e debatedores, cujos currículos diversificados foram a garantia de look there um evento dinâmico e participativo.

O evento, de um dia pleno, foi estruturado em torno de dois grandes Painéis de Debates. A parte da manhã, dedicado à formação das lideranças empresariais que o País precisa para competir na arena internacional dos BRICS. Foi ainda analisada a formação universitária no Brasil sob a ótica da entrega do formando às empresas; como elas treinam e reciclam seus talentos; que tipo de lideranças empresariais são necessárias; e como podem ser formadas.

A parte da tarde se iniciou com duas apresentações no mundo das idéias. José Nivaldo Cordeiro tratou da obra do pensador espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955). Já Martins Vasques da Cunha falou sobre o pensamento de Eric Voegelin (1901-1985), cientista político e sociólogo alemão que ficou exilado nos EUA na época do nazismo. Seguiram-se debates sobre a importância prática da compreensão desses princípios, em perspectiva histórica, para a ação das lideranças empresariais no Brasil, dentro do novo contexto internacional dos BRICS.

Palestrantes e debatedores

Cicero Domingos Penha, diretor da FEBRATEL, é bacharel em Direito pela UFU (MG), com extensão pela State University (NY). Diretor Corporativo de Talentos Humanos do Grupo Algar.

Gustavo Leipnitz Ene é empresário, sócio e diretor da LIDE Sul (grupo de líderes empresariais do Sul). Diretor da Federasul (comércio e serviços do RS).

João Lins é sócio da PriceWaterHous&Coopers na área de top internet cialis web sites RH, organização e planejamento empresarial. Mestre em Administração pela Eaesp da FGV/SP, onde leciona.

José Nivaldo Cordeiro é mestre e administrador de empresas pela FGV/SP. Articulista, defende que o papel do Estado deve se cingir à manutenção da ordem pública.

Magnus Ribas Apostólico é superintendente de Relações do Trabalho e coordenador da Comissão de Negociações da Fenaban – Federação Nacional dos Bancos.

Marcelo Marques é engenheiro pelo Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações –, com pós-graduação pela Unicamp. É diretor do Inatel Competence Center.

Martins Vasques da Cunha é jornalista e escritor. Coordena o Departamento de Humanidades do Instituto Internacionais de Ciências Sociais.

Odemiro Fonseca é administrador pela FGV/SP e MBA pela Wharton School. É co-fundador do Viena Rio Restaurantes. Ex-presidente do Instituto Liberal de Análise de wow it's great free levitra sample Políticas Públicas.

Sílvio Genesini é presidente da Oracle do Brasil. Trinta e dois anos na área de Tecnologia da Informação. É engenheiro de Produção pela USP.

Ubiratan Iorio é doutor em Economia pela FGV. Preside o Cieep – Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista. Dirige a Iorio Treinamento e Consultoria.

Localização FEBRATEL

foto-localizacao-telebrasil


Avenida Pasteur, 383, parte - Urca 
CEP: 22290-240 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2541-4848  Fax:(21) 2542-4092

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Visite o nosso canal do Youtube

botao youtube2





Recomende aos amigos!